Buscar

Posso contratar um projeto de Arquitetura e Paisagismo à Distância?

Quando pensamos em contratar um profissional que se encontra numa outra cidade ou região, vem a mente um monte de duvidas e inseguranças.

Estamos na era digital, aonde não existem fronteiras. Cada vez mais empresas contratam funcionários que trabalham home office ou em outros países. O trabalho acontece exclusivamente pela internet. Então, por que não contratar um arquiteto que esteja em outro local?

Por exemplo. Durante os primeiros anos apos formada trabalhei para um escritório da Suécia. Só que eu morava na Argentina. Os arquivos eram compartilhados via internet e eu ficava em constante comunicação com os arquitetos do escritório via Skype sempre que precisar. Um tempo depois fui morar e trabalhar na Austrália, dentro de um grande escritório com 5 oficinas da Austrália e 5 na Asia. Nesse tempo me envolvi em projetos grandes localizados em diferentes cidades e países.

Trabalho remoto é uma tendência mundial, que conecta culturas, pessoas e nos abre um mundo de possibilidades. Podemos escolher aquele arquiteto que mais se identifica com o nosso estilo e gostos, sem importar a localização dele.

Realmente é possível contratar um projeto a distancia que seja um sucesso e supere as nossas expectativas.

Para isso acontecer, tem alguns cuidados que devem ser tomados.





Informações precisas e detalhadas


O profissional precisa de informações técnicas e levantamento fotográfico dos ambientes. Quanto mais completa a documentação, melhor. Acho importante que o profissional faça uma visita ao local para melhor entendimento dos condicionantes e requerimentos do projeto, assim como para ser inspirar ao vivo no ambiente a ser desenhado. Mais, visitas a locais distantes envolvem despesas, transporte, hospedagem e tempo. Então vai depender de cada caso. As vezes o profissional vai fazer uma visita e outras vezes vai trabalhar com as informações que foram encaminhadas remotamente.


Relacionamento entre o cliente e o arquiteto


Reuniões de briefing e apresentações podem ser feitas virtualmente. Hoje em dia tem muitas ferramentas que facilitam a comunicação digital, que permitem fazer conferencias a distancia e que aproximam as pessoas: Skype, Zoom, entre outras.

Com aquelas ferramentas podemos manter um ótimo relacionamento entre cliente e arquiteto.

Mesmo assim, é fundamental que o arquiteto entenda as necessidades do cliente e os condicionantes do projeto. No caso do paisagismo, o paisagista vai aprimorar conhecimentos sobre as vegetações adequadas para aquele local em particular.

Com todas as informações em mãos, de forma clara, com certeza o arquiteto desenvolverá para seu cliente um lindo projeto.


Projeto completo e detalhado


Consultorias e anteprojetos podem ser contratados a distancia. Esses casos não envolvem grandes especificações nem detalhamentos.

Mais no caso de projetos executivos, é importante que o projeto seja bem completo, com a maior quantidade de especificações possíveis. Para assim facilitar a fase de execução.

Converse também com o seu arquiteto se vão combinar visitas técnicas presenciais.






Projetos de arquitetura à distância podem ter seus desafios específicos, mas é totalmente possível alcançar o sucesso. E uma boa parceria é garantia de sucesso para ambos os lados!


E você, o que acha sobre esse assunto?


Espero gostem do conteúdo desse post. Para saber mais sobre mim e sobre meus trabalhos podem visitar o meu site web: www.yaelgossis.com

Ou visitar meu instagram: @yaelgossisarq

Abs a todos!

Yael Gossis

  • Untitled-1
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca Ícone LinkedIn

Yael Gossis Arquitetura e Paisagismo