Buscar

O QUE E ARQUITETURA PAISAGISTICA?

A Arquitetura paisagística trabala a relação entre pessoas e meio ambiente.

Os arquitetos paisagistas analisam, planejam, projetam, gerenciam e nutrem os ambientes construídos e naturais. Eles têm um impacto significativo nas comunidades e qualidade de vida. Projetam parques, jardins, vegetação urbana, praças, coberturas e outros projetos relacionados com a vida “outdoor” que ajudam a definir uma comunidade. O Paisagismo é o vinculo entre a arquitetura, natureza e sociedade.

A profissão nos permite: proteger, rejuvenescer e melhorar o mundo natural; Aumentar a segurança, comodidade e beleza do domínio público; Influenciar positivamente a saúde de nossas cidades e comunidades; Apoiar os jovens a brincar e aprender; Criar projetos que deixem sua marca e tornar o mundo um lugar melhor. Não podemos pensar em nenhuma outra assim.

Os Paisagistas sempre souberam que a paisagem tem vida e podemos colher seus benefícios de acordo com o quanto investimos nele.

POR QUE CONTRATAR UM PAISAGISTA?

O paisagismo marca tendência no mundo todo. Países como Austrália, Estados Unidos, Francia, Inglaterra, entre outros, reconhecem a importância do paisagismo e integram ele na maioria de suas áreas verdes. No Brasil o paisagismo começou a ter relevância há uns poucos anos.

Mas, mesmo conhecendo a importância de contratar um bom profissional para projetar jardins e áreas verdes, construtores e clientes privados nem sempre sabem o momento certo para recorrer a paisagistas nem a complexidade do trabalho que envolve o paisagismo. Muitas pessoas ainda acreditam que o paisagismo é simplesmente escolher plantas e colocá-los no jardim. Conceito errado, pós  isso e só uma pequena porcentagem do que o paisagismo pode oferecer se o trabalho e feito por um bom profissional da arquitetura paisagística. Você precisa saber que um jardim criado por um paisagista profissional muitas vezes pode gerar menos despesas, do que um construído sem planejamento. E possível fazer a execução do jardim em etapas, dependendo do tempo, orçamento e disponibilidade do cliente. Assim como contratamos um arquiteto ou engenheiro para construir a nossa casa, devemos contractar um paisagista para projetar o nosso jardim.

QUAL É O MELHOR MOMENTO PARA PROCURAR UM PAISAGISTA?

Se você quer construir, decorar ou reformar sua casa ou apartamento, ou esta projetando um prédio residencial, comercial, etc; o melhor momento para começar seu trabalho com o paisagista é quando o arquiteto está desenvolvendo seu projeto. Agora é quando dois profissionais vão encontrar as melhores soluções técnicas e estéticas. E o momento ideal para fluir a criatividade para desenvolver a obra como um todo. Quando a obra se encontra muito avançada dificulta e limita o trabalho do paisagista, e muitas vezes fica inviável financeira o tecnicamente qualquer alteração significativa na obra.

O PROJETO PAISAGISTICO TEM CUSTO?

Sim, porque este é o trabalho principal do arquiteto paisagista. E um trabalho intelectual, criativo, que precisa de pesquisa e conhecimento. O Arquiteto paisagista tem a capacidade de desenhar pisos, pergolados, canteiros de alvenaria, muros, jacuzzis e ofuros, chafariz, iluminação, vasos, mobiliários, hortas, fogo de chão, etc. O profissional pode definir o custo do projeto baseado nos preços de mercado, dos conselhos profissionais ou nas horas técnicas trabalhadas. Mesmo projetos que precisam só duma definição de vegetação tem os seus custos. Algumas pessoas escolhem pequenas floriculturas onde são os jardineiros quem projetam e executam a vegetação da área destinada para paisagismo. Nesses casos os espaços não são aproveitados de maneira harmoniosa com um desenho definido. Perdendo muitas vezes na parte estética e funcional dos espaços. O barato sai caro. Em alguns casos os profissionais do paisagismo oferecem aos clientes um projeto sem custo. Atenção, isso não existe. Sempre terá um custo e vai ser cobrado em algum momento do processo.

COMO TRABALHA O PAISAGISTA?

- O paisagista faz um levantamento do local e fala com o cliente afim de conhecer as suas expectativas e necessidades. - Apresenta uma proposta de trabalho descrevendo as etapas do processo, formas de apresentação e seus honorários. - Após aceite da proposta começa a elaboração dos desenhos respeitando as diferentes etapas de trabalho. - Uma vez definido todo se faz entrega do projeto. - A fase seguinte é a execução. A execução envolve um orçamento de obra, com custos de materiais, mão de obra e visitas técnicas.

TODAS AS SITUAÇÕES PRECISAM DE UM PROJETO PAISAGISTICO?

Nem todas. Em algumas situações simples, o Paisajista pode optar por trabalhar com o sistema de consultoria técnica. Neste caso, os seus honorários são definidos por horas técnicas trabalhadas.

Para mais informações de paisagismo nos acompanhe no Facebook e Instagram.

Arq. Yael Gossis





*Os direitos autorais das imagens pertenecem aos seus respectivos donos.


#landscapearchitecture #paisagismo #arquitetura #yaelgossispaisagismo #arquitetandosonhos

  • Untitled-1
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca Ícone LinkedIn

Yael Gossis Arquitetura e Paisagismo