Buscar

CASACOR/SC: Living Paradise aposta no paisagismo num espaço aconchegante e planejado

REDAÇÃO ND, FLORIANÓPOLIS26/09/2019 ÀS 14H12

Fonte: https://ndmais.com.br/noticias/casacor-sc-living-paradise-aposta-no-paisagismo-num-espaco-aconchegante-e-planejado/


No espaço de 120m² a dupla criou um projeto contemporâneo, com diferentes ambientações, local para leitura, estar e relaxamento.


Um recanto para encontros, com a família, amigos e consigo mesmo; um espaço para lazer e relaxamento, planejado para proporcionar bem-estar. Esse é o conceito do Living Paradise, espaço assinado pela arquiteta e paisagista Yael Gossis e pela designer de interiores Marisa Lebarbenchon na CASACOR SC | Florianópolis 2019. No espaço de 120m² a dupla criou um projeto contemporâneo, com diferentes ambientações, local para leitura, estar e relaxamento. O paisagismo interno junto ao living se destaca, explorando diversas possibilidades.

“Queríamos trazer a natureza para dentro de casa de uma forma prática. Apostamos na ‘vegetação preservada’, que não precisa de irrigação e nem manutenção e apresenta um efeito muito natural”, explica a arquiteta Yael, pós-graduada em Paisagismo. Os jardins verticais preservados são criados com plantas naturais que passam por um processo de conservação que mantém a folhagem, a textura e integridade das plantas.

Natureza em evidência

No Living Paradise, a iluminação natural é simulada a partir do efeito provocado pela solução arquitetônica adotada na área de canteiros. Trata-se de uma tela tensionada embutida no forro de gesso, rebaixado. “Queríamos um ambiente claro, luminoso, amplo e aconchegante”, resume a designer de interiores Marisa Lebarbenchon. A natureza é valorizada, também, pelos materiais escolhidos para composição do espaço, como madeira e pedras naturais. No revestimento da parede, as profissionais, utilizaram Mármore Paraná Nuvolato, retirado da costaneira que são resíduos da pedreira, isso é bem exclusivo, porque a produção deste resíduo é bastante limitada”, comenta a arquiteta Yael Gossis.


Living Paradise – Crédito: Lio Simas

“Desde o início a ideia foi trabalhar com ambiente amplo e claro”, explica Marisa. Desta forma o piso escolhido foi o estilo marmorizado oro bianco e a lâmina pisano com tom neutro e poucos veios, foi inserida no teto e nos revestimentos de colunas e painéis, trazendo sofisticação e leveza ao ambiente.

Espetáculos da natureza estão revelados nas obras de arte de Patricia Vieira – outro ponto alto do espaço. Uma delas é a “Árvore da Vida”, um tríptico, com 130X90cm cada, que apresenta a árvore de mesmo nome (Shajarat-al-Hayat) de 30 metros de altura localizada no meio do deserto do Bahrain, no Oriente Médio. Ela se mantém viva, verdejante e saudável, neste ambiente nada favorável há 435 anos e, por isso, simboliza a vida possível diante das adversidades. Outra obra que compõe o ambiente é a “Paraíso Sagrado”, de 200X100cm, fotografia também impressa em tela artística canvas que retrata um cenote existente na selva do sudoeste do México, na Riviera Maia, com data estimada em cinco milhões de anos. Os cenotes são formações geológicas por onde correm rios subterrâneos e poças cristalinas, fontes de água e recintos sagrados da cultura maia. Por fim, a obra “Palmeira Real”, produzida por Patrícia em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, que revela um detalhe de uma árvore majestosa que leva este nome para remeter à realeza e suntuosidade do país.


Living Paradise – Crédito: Lio Simas


Design valorizado

Na ambientação, a dupla apostou na sofisticação, sem abrir mão do conforto, para proporcionar a sensação de aconchego. Entre os destaques está o icônico vaso, da Adan Collection, criado pelo Studio Teresa Sapey, sediado em Madri, na Espanha. a peça apresenta o formato de um diamante, e é multifuncional, podendo ser utilizada como floreira e, também, como banco e mesa lateral.

O design brasileiro igualmente está valorizado no Living Paradise, entre as peças, está a sofisticada luminária Casablanca, com pedras marroquinas, desenhada pela arquiteta Marcele Muraro; a poltrona Moon, do estúdio Asa Design; o balanço Arrebol, da arquiteta e designer Natalia Scarpati, e a poltrona Toscana, do designer Rodrigo Karan. O mobiliário foi escolhido para trazer elegância ao espaço como a escolha do sofá curvo no tom amarelo ouro, contrastando com os tons neutro dos pisos e revestimentos e o verde do jardim. “Criamos uma atmosfera perfeita para vários momentos, como ler um livro, escutar música, tomar um vinho junto a lareira e receber os amigos”, finaliza Marisa Lebarbechon, que está em sua sexta participação na mostra catarinense.


Living Paradise – Crédito: Lio Simas

Plantas preservadas

Dentre as vegetações escolhidas pela paisagista Yael Gossis para o espaço, está o musgo moss, de origem escandinávia. Essa vegetação cresce na superfície do solo descampado ou no cascalho na natureza selvagem, e requer cuidados especiais no cultivo para se fortalecer de forma saudável: o solo só pode ser usado em intervalos de cinco a dez anos e é preciso respeitar o tempo de descanso da planta. O trabalho de colheita segue uma antiga tradição da região: após serem colhidos a mão, os musgos passam pelo processo de preservação e, por último, pelo tingimento, recebendo uma variedade de cores, entre tons de verde, laranja, marrom, entre outras cores.

Outro destaque, é a árvore preservada, que recebe uma montagem feita com o caule natural das árvores garantindo um alto grau de similaridade em comparação com a árvore viva. A folhagem recebe um tratamento especial para estabilização e manutenção da textura, cor, movimento e beleza. Um ícone verde que se destaca no living.

Com formato redondo e multidimensional, essa vegetação preservada tornou-se tendência na Europa e na América do Norte na decoração de ambientes internos pela resistência, variedade, durabilidade e facilidade de instalação e de manutenção, por dispensar irrigação. Além disso, contribui para reduzir a umidade no ambiente e para o isolamento acústico. É a opção recomendada para ambientes com pouca iluminação natural.


Living Paradise – Crédito: Lio Simas

Sobre as profissionais

YAEL GOSSIS: A arquiteta e paisagista, Yael Gossis é formada em Arquitetura e Urbanismo com pós-graduação em Paisagismo. Trabalhou na Austrália, USA, Andorra, Suécia, Argentina e Brasil. A experiência internacional demonstra a capacidade de trabalhar e aprimorar uma variedade de estilos diferenciados e exclusivos, tanto residenciais como grandes condomínios, áreas corporativas e comerciais, praças e parques.

MARISA LEBARBENCHON: Formada em Design de Interiores a 17 anos, no Centro de Artes e design, atuando em Florianópolis e alguns projetos em outros estados do Brasil. Com escritório consolidado e equipe de arquitetos preparados para se dedicar e atender o cliente, incorporando projetos de áreas comuns, residências, comerciais e corporativos. Sempre com responsabilidade, dedicação e prazos de entrega cumpridos! Marisa está em sua sexta participação em CASACOR SC, sempre com projetos atuais, modernos e contemporâneos.

Sobre a CASACOR / Santa Catarina

Empresa do Grupo Abril, a CASACOR é reconhecida como a maior e melhor mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas. O evento reúne anualmente prestigiados arquitetos, decoradores e paisagistas. Em 2019, serão 15 praças nacionais: São Paulo, Bahia, Brasília, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Santa Catarina (Florianópolis e Balneário Camboriú) e Ribeirão Preto. A mostra ocorre ainda em quatro praças internacionais: Bolívia, Estados Unidos, Paraguai e Peru. Veja mais emwww.casacor.com.br.

  • Untitled-1
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca Ícone LinkedIn

Yael Gossis Arquitetura e Paisagismo